Outro dia estive em uma empresa que tinha uma vaga de: Gerente de Projetos Scrum, e estavam com dificuldades em encontrar uma pessoa para função, na verdade é impossível, pois, não temos este papel de Gerente de Projetos no Ágil, mas, se não temos o Gerente de Projetos então a pergunta que fica é: Qual é a função do Scrum Master?
Realmente existem algumas semelhanças entre o Scrum Master e o Gerente de Projetos, o Scrum Master deve promover e apoiar os processos do Scrum, auxilia a equipe a entender e usar o Scrum dentro do projeto. Mostrando as práticas, regras e valores do Scrum. Uma definição para Scrum Master seria: Responsável em ajudar a equipe sempre a trazer o seu melhor! Para trazer essas melhorias, ele deve treinar os membros da equipe a utilizarem as melhores práticas do Scrum para aumentar o potencial do time. O SM também deve encontrar padrões contínuos de erros para ajudar a equipe a encontrar uma solução. As responsabilidades do SM é treinar o time ágil a fim de encontrar uma forma de manter o Product Backlog funcionando corretamente dentro dos parâmetros do Scrum.
O Scrum Master é um Facilitador e um Mediador dos eventos do Scrum, como: Planning, Daily, Retrospective e Review.
Uma das características fundamentais que o SM deve ter é ser organizado e dar suporte ao time, por isso ele também é conhecido como: Líder Servidor, onde além de ser um facilitador e treinador, ele deve saber se comunicar não apenas com seu time, mas saber se comunicar com todos os departamentos da empresa.
Através da sua habilidade de organização espera-se que ele organize os artefatos do projeto e gerencie os eventos Scrum, devem dar apoio se concentrando nas necessidades do time. O SM sabe que não é gerente do projeto porque sabe que a sua missão é ser um Líder Servidor, então a pergunta que todo SM deve fazer é: Como posso ajudar? Onde posso ajudar para facilitar o desenvolvimento do projeto? Com estas perguntas, o SM garante o fluxo contínuo do projeto, e faz com que cada membro seja ouvido.
O SM deve ter também habilidades de um Coach para estimular o diálogo e discussões sobre o produto, por isso, o SM deve ser um comunicador, para saber conversar e contornar situações trazendo melhorias ao time, por que em determinado momento ele deverá se reportar aos seus stakeholder e é comum estes não entenderem como está funcionando o seu time de desenvolvimento” e o SM como facilitador deve repassar os impedimentos aos Stakeholder sempre que visar a melhoria do time.
O que sempre me perguntam é: mas o papel do SM é diferente do Gerente de Projetos? Sim! Sim e Sim!!! As habilidades podem ter certa semelhança, mas o que realmente difere os dois é que o SM é um facilitador coach para o time, ele tem que priorizar seu time, colocá-los como objetivo número um no seu dia, tudo que ele deve fazer é impedir que haja impedimentos para eles.
O que indico é que se a empresa precisa de um Gerente de Projetos ela deve contratar um que terá o trabalho tradicional e orientado, como gerenciar orçamento, planilhas, risco, gráficos, porém, você pode e geralmente é o que acontece é treinar seu gerente para ser um SM por já conhecerem a equipe e já ter estas habilidades citadas, é muito natural para um gerente de projetos tornar-se um Scrum Master formidável.
Resumindo, um SM deve ter as habilidades de organização, liderança, facilitador, treinador. O Scrum Master é diferente de um Gerente de Projetos, o que é comum é que ambos tem que ter um conjunto de habilidades. Mas por favor parem de mudar os papéis do Scrum, pois eles foram muito bem definidos e é por isso que ele é o mais usado.
Veja se seu projeto precisa de um SM ou um Gerente de Projetos, se ambos OK! Contrate ambos, mas não misture os cargos, isso pode diminuir drasticamente o desempenho do seu time.
E aí você é um Gerente de Projetos ou um SM?