smartmockups_lmi0z6dj
Time dos Sonhos com Scrum

Começo afirmando que SIM! É possível ter o time dos sonhos usando o Scrum, se você vem acompanhando meus artigos sabe que não sou de rodeio, vou direto ao ponto, e este artigo não será diferente, tem um ditado que é assim: “ Não dê o peixe, ensine a pescar". 

Concordo em partes, porque se a pessoa estiver com fome ela não conseguirá ter a paciência necessária que é preciso ter para pescar, então eu vou te dar o peixe e te ensinar a pescar.

Pense em um time de esporte coletivo, qualquer um, por mais que o ágil aborde sempre o time de rugby eu gosto de falar que o ágil pode ser aplicado em todos os tipos de empresas e até na vida pessoal, então, voltando, imagine um time de esporte coletivo, vamos pegar aqui o futebol, onde temos uma equipe, os stakeholder são os torcedores, o Scrum Master é o treinador, o PO os dirigentes e o time bem é o time!

Em um time de esporte coletivo como nosso exemplo, é composto por papéis bem definidos, goleiro, laterais, atacantes etc, cada jogador tem sua função bem definida e com único objetivo que é vencer, assim, também deve ser um time Scrum.

Para quem não sabe, Scrum é uma ferramenta para se utilizar na Metodologia Ágil, pois ele incorpora os valores e princípios do ágil. Se o Scrum usa estes princípios e valores então vamos pegar um dos seus princípios que é: “Construir projetos em torno de pessoas motivadas”. Veja que um time é composto por pessoas, pessoas são seres humanos e os seres humanos têm sentimentos, dores, amores, cultura etc. 

O seu primeiro passo para ter o time dos sonhos, é enxergar seu time não apenas como membros de uma equipe que estão ali sendo pagos para entregar algo, mas sim, eles são pessoas que estão compondo um time que unidos trazem sua bagagem empírica para agregar ao time com seu conhecimento. 

Motive seu time e acima de tudo de uma Missão e Visão do produto para que eles tenham algo com que se importar e entender o porque estão desenvolvendo algo. 

A missão deve ser uma mensagem curta que deve ser lembrada durante todo o período de criação e desenvolvimento do projeto, após o time entender bem qual a missão do produto, terão a visão do projeto e sentirão responsáveis pela entrega do produto. 

Se você faz parte de uma grande empresa e não foi apresentada a missão e visão do produto, peça a eles, e se você está desenvolvendo um projeto vou mostrar agora como criar a missão e visão do seu projeto. 

Uma Missão deve dizer o porquê estamos fazendo o projeto e a Visão deve ajudar a ver como será o trabalho quando for terminado. A minha missão como consultora ágil é: “Ajudar empresas que desejam melhorar seus processos, aumentar a qualidade nas entregas e entregar mais valor ao cliente.”

A visão do nosso time de consultores é:  “Que a empresa possa ter um time capaz de aplicar o ágil e fazer das entregas uma experiência aos seus usuários”. Quando vamos conhecer nossos clientes nós e os contratantes já sabemos qual a nossa missão e a nossa equipe já sabe o objetivo de entrega (visão).

Diferentemente de um time de futebol que encontramos diversos papéis, em um time Scrum temos 3 papéis: PO (product owner), Scrum Master e o Time Dev (time de desenvolvimento), estes papéis estão unidos para atingir e realizar a missão e visão do produto. Ao construir seu time ágil encontre estes 3 papéis em seu time. 

Primeiro o PO que será responsável em determinar o que a equipe irá desenvolver, se sua equipe não é de desenvolvimento, por exemplo, um time de vendas, o que terão que vender, um time de limpeza responsáveis em limpar, ou seja o PO é quem dá definição dos entregáveis e fazer com que a equipe entenda o porquê do trabalho. 

Já a Equipe de Desenvolvimento será responsável em desenvolver o projeto ou produto, por exemplo: construir um site, fazer a limpeza, realizar as vendas etc. A equipe de desenvolvimento é responsável em entregar a  coisa certa, no tempo certo! 

E o terceiro papel, o Scrum Master, tem a responsabilidade do quando a equipe entregará o valor aos usuários, ex: time de criação do site entregar uma tela de sobre nós, time de limpeza entregar o banheiro limpo, time de consultores encontrar e desenvolver as habilidades do PO. 

Como você viu, no Scrum temos papéis bem definidos e o mais importante é que o Time Scrum trabalha em conjunto com todo o time se tornando um time Multifuncional

Em um time multifuncional, vários participantes têm diversas funções, por exemplo no desenvolvimento de um site: precisamos de programadores, UX, Analista de Teste, Analista de Requisitos, assim, os integrantes do Time podem ter duplas funções e se auto-ajudar. Isso pode também acontecer em um Time de Limpeza, vamos supor que estejam limpando quartos de hotel, vem um time e arruma as camas e coloca pra lavar, alguém que esteja lavando o banheiro e outro que é responsável em varrer e tirar o pó.

Pegue nosso exemplo de time de futebol  que os membros têm habilidades específicas e juntos tem o objetivo de fazer GOL! 

Esta nova perspectiva trará valor ao seu projeto e para os usuários do seu negócio, o Time Scrum são auto-organizáveis e isso geralmente traz conflitos, pois, as pessoas tendem a temer o diferente, pois em um time Scrum não temos cargos de gerência (chefes) que ditam o que cada um deve fazer.

Em um Time Scrum defendemos 5 valores : comprometimento, coragem, foco, abertura e respeito, esta equipe deve ser capaz de atuar em conjunto para trazer o resultado esperado e definido na missão.

Espero que agora você tenha uma noção e possa criar seu Time Scrum, use os valores do Scrum e o mais importante de tudo, coloque em prática!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pedro

Paulo

Powered by WpChatPlugins