
Essa é uma pergunta que escuto muito quando falo que sou Ágil Coach, a minha resposta é sempre a mesma: SIM! Vivo em uma discussão árdua aqui em casa onde eu e meu marido somos "agilistas" eu sempre falo que qualquer empresa de qualquer tamanho pode usar e aplicar as metodologias ágeis e meu marido por sua vez sempre diz: Me diga como um salão de beleza pode usar? ou como uma oficina mecânica? um escritório de direito e por aí vai me questionando em quais setores pode ser usado. Eu paro penso um pouco, e sempre acho uma forma de aplicar e se não sei falo para ele eu acho uma forma de melhorar aplicando o ágil.
O que respondo há você que se questiona sobre aplicabilidade do ágil na sua empresa é que primeiro indico você e sua equipe a terem uma MENTALIDADE ÁGIL, entender bem quais são os valores do ágil e se ele pode ser aplicado na sua empresa (pode!), se ao ler você achar que não tem haver com sua missão e valor, ok! paciência, a sua empresa irá ficar para trás, é a verdade é essa. Neste momento não estamos decidindo qual framework aplicará, mas o que o Ágil pode trazer para sua empresa. Eu falo sempre que (não sei se é meu conceito ou se li e está em subconsciente o fato é que adotei o conceito como meu), voltando o que falo é: " Ter uma empresa Ágil ou ser Ágil é entregar valor seja com produtos ou qualquer coisa que você faça, você e sua equipe devem reagir rapidamente as novas informações e oportunidades que se abrem."
As pessoas sempre pensam que o Ágil funciona somente para empresas de tecnologia, mas sabe por que pensam isso? Por que as empresas de tecnologia vivem de incertezas e mudanças constantes, hoje o produto pode funcionar perfeitamente, mas pode aparecer outro e o dela cair em desuso rapidamente, devido a estas mudanças constantes e este grau elevado de incertezas que as empresas de tecnologia trabalham com Ágil perfeitamente, entregas rápidas e se adaptam as mudanças. Vivem bem com os valores do Manifesto ágil, por que souberam entender e viram na prática empresas gigantescas serem apagadas pelo simples fato de não aceitarem mudanças rápidas e o pior não adaptarem seus produtos.
Uma outra dica que dou é conhecer o VUCA, ele pode ajudar a sua empresa á decidir qual é o melhor forma de gerenciar seus projetos (aqui os agilistas me matam: "Não somos gerente de projetos" risos), o VUCA serve para auxiliar a entender qual o grau de mudança que nossa empresa está passado. O acrônimo VUCA significa: V = Volatilidade, U= Incerteza, C= Complexidade, A= Ambiguidade. Como usar o VUCA? Vou tentar explicar como usar cada um.
V=Volatilidade: corresponde à variação em um negócio ou em alguma situação, se seu projeto é volátil se perguntaria por que seus projetos estão sempre sujeitos a interrupções, por que nunca tem um prazo normal e estabelecido?
U= Incerteza: responde o questionamento acima, não ter previsibilidade em seu projeto, quando não se sabe onde quer chegar não se chega a lugar nenhum! Não se baseie em achismos neste mundo de mudanças não podemos nos basear em suposições.
C= Complexidade: aos esforços, aos problemas, aos fatores internos e externos que podem e influenciam no seu projeto ou no andamento da empresa.
A= Ambiguidade: e as possibilidades duplas, causas e efeitos, sendo mais especifica é a possibilidade de se ter mal-entendidos.
O que posso dizer que ao adotar o Ágil com certeza aumentará suas chances de sucesso, apesar dos pesares. Tais conceitos podem ser usados não somente em projetos mas deve ser usado no mundo dos negócios em geral.
Para finalizar quero poder deixar claro por que usar o VUCA com o Ágil, quando se tem um projeto ou estamos iniciando algo devemos analisar se o ambiente do projeto tem altos níveis de volatilidade, incerteza, complexidade, e ambiguidade, se sua resposta for sim então é um sinal que você deve considerar uma abordagem Ágil. Apesar da abordagem ágil não ser uma solução perfeita que eliminará o VUCA para sempre poder trazer melhores resultados, fornecendo a você e sua equipe, ferramentas e sistemas para mitigar os riscos que o VUCA apresenta.
Comente se sua empresa usa o Ágil, se ela deveria usar ou ainda se você quer aprender como aplicar.
Publicado por: Magda Renata Cavazotti | Consultora Especialista em Metodologia Ágil | Perita em PNL| Treinadora de Times de Alto Impacto
Um dos maiores questionamentos que recebo é: Minha empresa pode ser ágil? Neste artigo respondo se sua empresa pode ou não ser ágil, ou melhor adotar as metodologias ágeis. Boa Leitura!